O Laboratório de Referência em Biocombustíveis da Fundação Núcleo da Tecnologia Industrial do Ceará (Nutec), vinculada à Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, será um dos 37 laboratórios do País a participar do Projeto Confiabilidade de Ensaios Laboratoriais em Biocombustíveis (Celab), financiado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Sua missão é viabilizar as condições para solicitação de acreditação dos ensaios aplicáveis aos Programas de Avaliação da Conformidade de Biocombustíveis.
O Laboratório de Biocombustíveis do Nutec receberá capacitação e assistência para que realize ensaios de forma harmonizada e conforme requisitos internacionalmente aceitos, tornando-os aptos a acreditação junto ao Inmetro. Segundo o coordenador do Laboratório, Jackson Malveira, a acreditação é um mecanismo estratégico para a superação de barreiras técnicas de produtos brasileiros, viabilizando sua exportação e competitividade.
O Projeto contempla a implementação de sistema de gestão laboratorial, segundo determinações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), e métodos de ensaios e rastreabilidade metereológica dos ensaios em biocombustíveis etanol, biodiesel e mistura de biodiesel e diesel. Assegurará a confiabilidade e incerteza de medição aplicada aos ensaios em biocombustíveis e boas práticas para a melhoria contínua do laboratório. Está previsto o desenvolvimento de ações de avaliação do desempenho da atividade laboratorial como a participação no Programa Inter-laboratorial com abrangência nos ensaios em biocombustíveis e a realização de Auditoria Laboratorial nas instalações de Fortaleza.